sábado, 19 de janeiro de 2013

Para início de conversa....


Esta é a primeira de muitas postagens que pretendo inserir neste blog. O motivo? Os assuntos relativos ao trânsito, que ocupam grande espaço nos órgãos de imprensa, se mostram cada vez mais assustadores quanto a violência em que os acidentes tem ocorrido.

Ao analisarmos as imagens e as condições sob as quais os acidentes ocorreram, percebemos que grande parte deles poderiam ter sido evitados pelos condutores, os quais, na maioria das vezes, são imprudentes e negligentes. 

Além disso o ambiente neurótico em que o trânsito se encontra, leva as pessoas, cada vez mais, a adotarem condutas agressivas e perigosas, decorrentes do estresse, da pressa, da irritação e da impaciência gerados pelo trânsito.

É neste ambiente hostil que a maioria de nós passa grande parte do tempo. Toda vez que saímos às ruas, já estamos neste ambiente chamado trânsito. Logo, as ameaças surgem de todos os lados e a todo momento: motoristas embriagados sem a mínima condição de dirigir; condutores irresponsáveis fazendo "rachas"; veículos sem condições adequadas para rodarem; ruas esburacadas etc. 

Frequentemente os órgãos de imprensa divulgam os dados de mortes no trânsito no Brasil, sendo que este número sempre ultrapassa os 40.000 (quarenta mil) todos os anos. 

É neste sentido que, para início de conversa, proponho ao leitor fazer uma reflexão profunda sobre o trânsito. O primeiro passo é tentar descobrir como é nosso próprio comportamento neste ambiente. Será que somos quem pensamos ser no trânsito? Será que sempre temos razão? Sempre somos vítimas? Será como as outras pessoas nos vêem? 

Para auxiliar, coloquei alguns vídeos a fim de verificarmos com quem nos parecemos no trânsito. 

Espero que aproveite esta oportunidade para aumentar sua consciência sobre você mesmo dentro do trânsito!

Até a próxima!